PostHeaderIcon O Instituto

 Missão

O IBISA tem a missão de promover um ambiente equilibrado, preservando a sadia qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Buscamos isso através de projetos de manejo florestal, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, projetos de gestão e certificação socioambiental de organizações pelo seu comprometimento ao uso responsável dos recursos naturais, além de promover a consciência ambiental para a sociedade. Buscando alternativas inovadoras que gerem o menor impacto ambiental.
Ainda promovemos ações esportivas, sociais, culturais e tecnológicas que ajam em sintonia com os princípios da sustentabilidade.
 
 Visão
 
           O IBISA atua em busca do reconhecimento global em sua área de atuação, sendo assim, respeitado por seus projetos dentro da temática sustentabilidade.
 
 
Valores
 
O IBISA tem suas ações fundamentadas na sustentabilidade, no uso racional dos recursos naturais, agindo de forma ética conforme as Diretrizes da ONU – Organização das Nações Unidas – Pacto Global, nas Leis Ambientais Nacionais, Internacionais e em seu Estatuto.
 
 
Slogan
 
Spes Messis in Semine = A esperança da Colheita esta na Semente.
Quando plantamos uma semente, seja qual for, plantamos também uma esperança que alimenta nossos sonhos em busca dos frutos que essa semente irá nos trazer. Portanto, ao plantarmos uma semente, devemos saber se essa será plantada em local adequado, se há condições externas para que ela brote (luz, água, terra, clima), para que ela possa exercer toda a sua potencialidade.
Essa semente pode ser uma árvore, uma empresa, da educação de nossos filhos, ou de uma simples palavra dita ao vento. Muitas de nossas atitudes são apenas uma resposta ao meio, à maioria dos indivíduos não age, e sim, reage conforme os acontecimentos de um suposto destino traçado nas estrelas. Esquecem que nosso destino somos nós quem fazemos, no aqui e agora, nós quem semeamos e somos nós quem colhemos, seja ele qual for.
Encerro esta pequena alusão ao nosso Slogan com o texto de Geraldo Eustáquio de Souza, que reflete de forma incondicional nossa Identidade Organizacional:

A Escolha é Sua:

Você pode encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a vida lhe oferece ou ficar posando de vítima das circunstâncias.
Você pode tentar realizar com paciência e trabalho as mudanças necessárias na sua vida e no mundo que o cerca ou deixar como é que está para ver como é que fica.
Você pode escolher o destino que quer ter e construí-lo passo a passo, através de ações concretas no seu dia-a-dia ou continuar acreditando que o seu futuro já está escrito nas estrelas, nada mais havendo a fazer senão sofrer.
Você pode assumir a responsabilidade pelo tipo de vida que está levando ou continuar apontando culpados e desculpas para todos os seus sofrimentos e insatisfações.
Você pode viver o presente que a vida lhe dá, aqui e agora ou ficar preso a um passado que já acabou, e, portanto não lhe permite fazer mais nada, ou a um futuro que ainda não veio, e da mesma forma não lhe permite fazer coisa nenhuma.
Você pode fazer tudo que estiver ao seu alcance para crescer e melhorar a si próprio em todos os sentidos ou esperar passivamente que o mundo melhore para que você, por conseqüência possa melhorar.
Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você é ou ficar infeliz por não ser do jeito que você gostaria ou do jeito que os outros gostariam que você fosse.
Você pode se produzir, se divertir, brincar, cantar e dançar ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que estas coisas não ficam bem para gente importante, séria e respeitável como você.
Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para outras pessoas ou com aquele olhar de censura e julgamento, que poda, fere e maltrata sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive e principalmente os seus.
Você pode amar e se deixar amar de maneira incondicional ou ficar lamentando a falta de pessoas com quem se relacionar. Você pode viver apaixonadamente cada momento que passa ou ficar analisando e explicando a vida ao invés de vivê-la.
A Escolha é Sua e o importante é que você sempre tem escolha. Consulte a cabeça e o coração antes de tomar suas decisões. Pois é você quem vai carregar – sozinho e sempre – o peso de todas as escolhas que fizer.
 
Chegou à hora de agir!